PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Enquanto uns dizem ser "doutrinação" Maria da Penha diz: "Foi plantada uma semente"


A mulher vítima de violência sabe muito bem o significado desta para a sua vida, e certamente, jamais verá o tema da redação do ENEM como doutrinação, como disseram "parlamentares", que deveriam não olhar para a guerra que disseminam em torno de suas ambições, sejam elas específicas a seus grupos e contextos, individuais ou partidárias, e se posicionarem a favor do bem-estar comum de uma população que tem sofrido os excessos de um pensamento machista e cruel.

Maria da Penha, hoje com 70 anos de idade, não é ativista ao movimento contra a atitude violenta do homem contra a mulher atoa. Ela ficou paraplégica, devido aos atos violentos cometidos por um  daqueles que se dizem, na maioria das vezes, superiores às mulheres.  

Imagem extraída do G1.

Neste domingo 25 de outubro de 2015, enquanto 5,7 milhões de candidatos do ENEM redigiam, uma redação com base na lei que leva seu nome, a farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes era uma das cinco pessoas homenageadas no centenário da Editora Paulinas, no Recife. Foi durante esse evento que ela descobriu o tema da prova de redação do Enem 2015, da boca de uma das candidatas da prova. Maria da Penha assim conta: 

Uma menina que tinha feito o Enem se aproximou de mim, pediu uma foto e falou: 'a senhora soube que a redação foi sobre a Lei Maria da Penha? [...] Fiquei feliz, o tema realmente está na boca do povo agora. Plantou uma semente". 

Foi assim que explicou Maria, que é de Fortaleza e, em 1983, ficou paraplégica depois de seu marido tentar assassiná-la com um tiro nas costas, enquanto ela dormia. O agressor foi condenado, mas foi solto depois de cumprir parte da pena. Hoje está livre. Assim como ocorre com a maioria dos homens que cometem este crime. 

Torcemos para que realmente, a polêmica gerada em redes sociais acerca do tema da redação, quando muitos definiram como "doutrinário" em um contexto de elevadas taxas de homicídios e crimes que se qualificam dentro da Lei Maria da Penha, seja uma semente plantada que brote e produza muitos frutos, levando os homens brasileiros a pensarem melhor sobre os conceitos, atitudes e condutas que tomam frente aos problemas que enfrentam em seus relacionamentos com as mulheres. 

Por Mônica Freitas 
Informações adaptadas do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.