PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

domingo, 25 de outubro de 2015

DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2015






1) TEMA

As pessoas que vão participar do ENEM, devem considerar primeiramente que, a proposta de redação deste exame tem como característica abordar temas com viés social, voltados para as realidades política e histórica do Brasil e, por isso, tem como especificidade buscar uma proposta de intervenção social. 


2) COMPETÊNCIAS AVALIADAS

Cinco eixos cognitivos são avaliados, são eles
I – Dominar Linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
II – Compreender Fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricos – geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III – Enfrentar Situações – Problemas: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações – problemas.
IV – Construir Argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V – Elaborar Propostas: recorre aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


3) O TIPO DE TEXTO PROPOSTO – REDAÇÃO

O texto proposto na redação do ENEM é do tipo dissertativo-argumentativo, que é um texto de opinião, organizado para defender um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

4) O PROJETO BÁSICO DO TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

O projeto básico de uma dissertação – argumentativa é o seguinte:

· título (diferente do tema)
· introdução da tese
· desenvolvimento
1) o argumento principal
2) o argumentos secundários estratégias argumentativas
3) o contra-argumento
· conclusão
No rascunho, você pode construir o seu projeto de texto tendo em mente esta estrutura básica.

Introdução

A introdução é, normalmente, o 1º parágrafo da dissertação – argumentativa e é nela que o tema e a sua tese devem ser apresentados ao seu leitor.


Desenvolvimento

Parte em que se coloca os argumentos e o contra argumento. Nesta parte, é fundamental opinar acerca das questões expostas embasado em argumentos consistentes, fortes, que não são rebatidos facilmente e que tenham como objetivo tentar (e se conseguir melhor ainda) convencer o leitor em relação ao que foi posto.

Importante:

O ENEM nos diz que o candidato deve usar a coletânea apenas como textos motivadores e não como textos fontes, ou seja, não devemos copiá-la nos textos e sim apenas fazer referências e relacioná-la, por meio de paráfrases, com o nosso conhecimento prévio de mundo que, nada mais é, do que o conhecimento que adquirimos na nossa vida escolar e fora dela, no mundo e é aqui que estar bem informado sobre qualquer assunto é indispensável.

Conclusão

Momento em que é apresentada a possível intervenção para o problema abordado.


5) ESCLARECIMENTO IMPORTANTE - SOBRE QUE TIPO DE LETRA USAR NA REDAÇÃO 

Muitos candidatos ao ENEM têm dúvidas a respeito da questão da letra ao escrever a redação, já que o Guia do Participante nada diz acerca disso. Qualquer redação, de qualquer prova, vestibular ou concurso pode ser escrita com letra de forma, bastão, cursiva, de mão etc, desde que seja uma letra legível. Ninguém pode obrigar um candidato a escrever com um determinado tipo de letra, mas esta letra deve ser legível para que o corretor o corrija sem problemas, já que uma redação ilegível total ou parcialmente prejudica a leitura de qualquer pessoa e o corretor precisa ler de modo fluído para corrigir da melhor maneira possível (APOSTILA REDAÇÃO DO INFOENEM, 2015). 

6) ÚLTIMAS DICAS

- O candidato deve ter em mende que a modalidade da língua utilizada é a norma padrão-culta, portanto, deve cumprir:

  • As exigências relacionadas ao domínio da norma padrão;
  • Escrever com coesão e coerência;
  • Cumprir o máximo das exigências gramaticais que possibilitam a formalidade;
  • Ser objetivo;
  • Não fugir do tema; e para isto, ler a proposta de redação com cuidado, até compreender a delimitação, isto é, o que realmente a proposta pede para escrever. 


Resumo elaborado por Monica Freitas 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.