PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

domingo, 19 de julho de 2015

O FIM DA CALIGRAFIA?

   
    
    Uma matéria sobre a educação na Finlândia serve para despertar a nossa atenção sobre uma prática que está sendo deixada de lado: A CALIGRAFIA, ou simplesmente "escrever à mão".  Com o advindo das novas tecnologias cada vez mais os nossos hábitos relacionados à vida escolar vão mudando.
      Em um país que tem priorizado muito a educação, a notícia de que a partir do próximo ano (2016) as crianças que ingressarem no ensino fundamental não mais terão aulas de caligrafia, ou como chamamos "melhorar a letra", é digna de ser debatida também no ensino brasileiro.  
   Vamos conhecer um pouco da Finlândia para podermos comparar os resultados, já que alguns dizem que "contra números não tem argumentos".
    Localizada no extremo norte da Europa e banhada pelo mar Báltico, a Finlândia possui fronteiras com a Federação Russa (a leste), a Suécia (a noroeste) e com a Noruega (ao norte). Uma porção do território finlandês localiza-se na Zona Glacial Ártica (ao norte do Círculo Polar Ártico) e outra, na Zona Temperada do Norte (entre Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer). Na região denominada Lapônia, situada no extremo norte da Finlândia, ocorre o fenômeno da aurora boreal e dias inteiros de escuridão (no inverno) ou de luz (no verão). Após a Segunda Guerra Mundial (1945), o país intensificou a industrialização, em especial no segmento metalúrgico. Outro grande destaque é o setor de telecomunicações – a Nokia, transnacional com sede na Finlândia, é uma das maiores empresas de celular do planeta, sendo responsável por 20% das exportações finlandesas.
     Conforme dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente populacional da Finlândia é de 5,3 milhões de pessoas, com densidade demográfica de 15,7 habitantes por quilômetro quadrado. Helsinque, capital nacional, é a cidade mais populosa: 568.531 habitantes. A população desfruta de excelente padrão de vida. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Finlândia é de 0,871, ocupando o 16° lugar no ranking mundial. A renda per capita está entre as maiores do mundo; todos os habitantes com idade superior a 15 anos são alfabetizados; a taxa de mortalidade infantil é de apenas 3 óbitos a cada mil nascidos vivos e os serviços de saneamento ambiental são oferecidos a todas as residências. 
    Lá a caligrafia será substituída por aulas de computação, visando a integração cada vez mais precoce com as novas tecnologias.  PCs, Notebooks e tablets ocupam cada vez mais o espaço antes ocupado por cadernos, borrachas, canetas e lápis.
E os educadores brasileiros o que pensam sobre isso?
Devemos seguir essa pedagogia finlandesa, ou devemos priorizar a boa e velha cartilha de caligrafia e incentivarmos nossos alunos a prática da "escrita à mão"? 
A receita finlandesa deve ser “copiada” no Brasil?


Por Roberland Queiroz

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.