PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sábado, 27 de junho de 2015

MEC normatiza portarias para a criação de fóruns a fim de articular em favor da educação nacional


Vai ser só debate ou existe algo mais que se aproxime da prática? 


Foram três portarias assinadas no meio dessa semana pelo Ministro da Educação Renato Janine Ribeiro. Entre estas está uma articular com Estados e Municípios as possibilidades de atingir as metas do PNE e a outra cria um fórum permanente para acompanhar a atualização progressiva do valor do piso salarial nacional dos professores. A terceira portaria propõe uma consulta pública sobre o texto base da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

Como profissional da educação vemos a preocupação pertinente, porém, ficamos apreensivos sobre todos os aspectos que envolvem essas discussões. Primeiro pensamos que é importante pensar em planejar, mas também em executar, deixar tudo no papel sem as mínimas condições de por em prática, em nada vai mudar o quadro e nem muito menos a qualidade da nossa educação. 

As metas da nossa educação há muito são discutidas. a maioria dos profissionais e gestores da educação sabem quais são, já articularam em algum lugar, os professores vivem a prática e os resultados dela. Precisamos mesmo de condições, de salário digno e de formação adequada para tal. 

Pelo que vimos, as portarias abrangem esses três pontos. Mas, esperamos que não fique apenas no debate. Que as discussões cheguem ao cerne de se poder trazer para a sala de aula os resultados que necessitamos; e para os profissionais, a satisfação, a qualidade de vida e a motivação que é indispensável a quem educa na escola. 

Por Mônica Freitas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.