PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sábado, 13 de junho de 2015

Caicó discute como "fazer chover" através da tecnologia

Imagem do Portal SOS Notícias do RN

Imagens iguais ou muito parecidas com esta poderão ser transformadas a partir da tecnologia que já está sendo discutida na cidade de Caicó para fazer chover, e assim minimizar os problemas e efeitos da seca em territórios onde isso ocorre. 

Esta semana, mais precisamente no dia 11 de junho (quinta-feira), a Câmara de Vereadores de Caicó discutiu a tecnologia que "faz chover" através da ionização atmosférica. Dois empresários paulistas vieram ao estado para apresentar o funcionamento da metodologia aos caicoenses.

De acordo com Cássio Clemente, Ceo da Rain & Co, empresa que representa a tecnologia no Brasil, o método de ionização da atmosfera através da eletrificação já foi usado com sucesso em países como México, Cuba, Rússia e Israel.

A tecnologia funciona através de cargas elétricas que são jogadas na atmosfera e descarregam íons que começam a adensar moléculas de água. Isso provoca a junção das moléculas de água até que se formem nuvens, e consequentemente a precipitação. Trata-se de uma tecnologia que foi desenvolvida em Israel. 

Mas, o seu uso depende da construção de estações compostas por torres: uma de 8 metros e sete menores de 3 metros. 

Segundo Cássio: “As torres menores são dispostas ao redor da principal, num raio de 150 metros, interligadas eletricamente, e têm uma fonte de energia muito pequena de 1 kilowatt. Essa energia sai de baixo para cima, das torres menores para maiores, e acontece o processo eletromagnético. A energia se dispersa na atmosfera, eletrifica a atmosfera e começa o processo de adensamento”.

A estimativa para o RN é que sejam necessárias seis (6) estações. A construção de cada uma custa em média R$ 12 milhões e leva de 90 a 120 dias. “Duas semanas após a instalação já  está chovendo”, disse o empresário. Segundo ele, em três anos será possível repor o volume dos reservatórios. “Não é um experimento, um teste, é uma tecnológica que já tem 15 anos e resultados comprovados em outros países”, afirmou Cássio. 

Será que vamos resolver parte dos nossos problemas com essa tecnologia ou é mais uma forma de investir o dinheiro público e não ter resultados? 

É preciso estudar bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.