PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Prefeitura de Viçosa se coloca a disposição para apoiar o Centro Histórico Cultural Tapuias Paicaus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA)


Nesta terça-feira (19) a presidente do Centro Histórico Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHTPLA) Lúcia Maria Tavares, acompanhada de um dos colaboradores da instituição Isaac Tôrres, esteve no município de Viçosa/RN, que fica localizado no pé da Serra de Portalegre. 

O referido município foi palco de cenas sanguinárias da chacina de 70 jovens tapuias paiacus quando estes, liderados pela índia Luíza Cantofa se rebelaram pelo fato de terem sido levados da Ribeira do Apodi para a Serra dos Dormentes (como era conhecida a Serra de Portalegre na época), e lá foram jogados em terras improdutivas, onde não podiam exercer suas atividades de subsistência. 

A colônia, com a promessa de devolvê-los às terras de origem, vinham trazendo os tapuias, mas os mesmos se rebelaram no caminho, justamente no território que hoje se situa o município de Viçosa e lá foram mortos pelos soldados. 

Mediante este fato histórico que foi contundente para o projeto de dizimação dos índios, executado pela colônia e que reproduz a ideia até hoje, de que realmente conseguiram dizimar a etnia, e considerando que este projeto não se consolidou totalmente, por se ouvir relatos orais pertinentes sobre a permanência e resistência estratégica da nação tapuia nas terras do sertão potiguar, o CHCTPLA se presta ao serviço de demarcar os pontos históricos. 

Viçosa terá um dos marcos históricos lá encravado, a partir da luta de Lúcia Tavares, que recebeu doação dos blocos de granito de um empresário do ramo de mármores da Chapada do Apodi. 

O prefeito de Viçosa, conhecido como Toinho do Miragem e a vereadora Antonia Sabino, se posicionam a favor do projeto do CHCTPLA e declaram total apoio à colocação do marco histórico e ainda à construção de uma corredor histórico-cultural até o local. O chefe de gabinete Marcio Wagner também reafirma o apoio: "A prefeitura está disposta a receber e ajudar a Lúcia", disse. 


Lúcia Tavares na prefeitura de Viçosa/RN. 


Vale ressaltar que a entidade, que conta hoje com cerca de 40 famílias descendentes da etnia Tapuia Paiacu do Apodi cadastradas, pretende colocar outros dois marcos nos seguintes locais em Apodi:  no Bairro Bico Torto, onde estão enterrados Manoel Nogueira, Baltazar Nogueira e um grupo de tapuias que foram mortos em conflitos; no Córrego das Missões, onde estava situada uma das aldeias Tapuia Paiacu. No entanto, pela falta de recursos e de apoio dos órgãos públicos da nossa cidade, a colocação dos marcos ainda não foi possível em nosso município. 

Por Mônica Freitas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.