PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sábado, 18 de abril de 2015

Uma união louvável em prol da nossa Lagoa do Apodi

Não é mais novidade para nenhum apodiense e até para os visitantes de nossa cidade, que a Lagoa do Apodi é o ícone histórico de maior valor para a comunidade. Ela faz parte da história da vida ancestral da nossa Terra. O historiador Nonato Mota, ao descrever o cenário apodiense por volta de 1680 fala poeticamente sobre nossa lagoa:"A legendária lagoa, a princípio chamada Itaú, adornada entre tabuleiros e várzeas, povoada de peixes e circundada por palmeiras nativas, completava a bela paisagem natural" (NONATO MOTA).  

Para comprovar o valor desse nosso oásis, como é denominada na música do Hino do Bicentenário da Paróquia de Apodi, somente os relatos dos nosso avós, pais, e até dos pescadores que ainda se encontram em plena atividade no município, que a elegem como "Mãe da Pobreza". 


Lagoa do Apodi quando está cheia e o seu belo por do sol.
Fonte da imagem: http://vivicultura.blogspot.com.br/

Esse tão importante manancial, que em sua estrutura natural reflete a mais bela imagem ao nascer, a meio dia e ao por do sol, hoje se encontra seca, assolada pelas fortes estiagens e pelos eventos nada bons para a preservação ambiental, se encontra seca, reproduzindo um cenário que pode até determinar a dúvida de que o nosso valioso bem nunca produziu tão bela imagem natural.


Lagoa do Apodi, seca - ano 2013
Fonte da imagem: http://opancada.blogspot.com.br/

E como se não bastasse os eventos naturais e os que forçam a secagem da nossa lagoa para deixá-la com tão esquisito aspecto, algumas estratégias usadas em outros anos de pouca chuva foram arrastadas e desde então abandonadas, sem que a recuperação fosse providenciada para aproveitar que o percurso dos afluentes do Rio Apodi pudessem despejar na referia lagoa água suficiente para não deixá-la neste estado. O mais importante deles, a Barragem Júlio Marinho, construída especificamente para tal fim. 

Mas, na data de hoje, 18 de abril de 2015, é possível vivenciar um momento ao qual o blogueiro Jair Gomes definiu como "momento histórico", que é a recuperação desta barragem, localizada na região do vale do Apodi. 


Recuperação da Barragem Júlio Marinho
Imagem do Facebook de Júnior Costa 

Tal recuperação está sendo possível a partir da união entre a sociedade civil, classe empresarial das prefeituras de Apodi e Severiano Melo. Segundo Jair gomes, na manhã de hoje foi possível executar 35% do serviço, com previsão para a conclusão na manhã deste domingo (19). 

Ficamos felizes ao perceber que nesta ação podemos observar o que representa a força da sociedade quando sabe o que quer, quando define conscientemente os seus objetivos e suas causas. E não é difícil chegar à conclusão de que tal atitude de união deve se repetir para a resolução de outros problemas que assolam nosso chão, nossa tão amada "Apodi Terra Querida". Como diria Maria Auxiliadora da Silva Maia (Dodôra) a causa do nosso povo é Apodi. Acrescento que se não for até aqui, que façam por onde ser desde já. 

Por Mônica Freitas 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.