PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

quinta-feira, 5 de março de 2015

O Portal de Notícias Mossoró Hoje destaca a Audiência Pública realizada pela CMA e o CHCTPLA



O portal de notícias Mossoró Hoje destacou no dia de hoje a audiência pública realizada pelo Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus da Lagoa do Apodi (CHCTPLA) e a Câmara Municipal de Apodi CMA. VEJA A MATÉRIA AQUI


Lúcia Tavares - Presidente do CHCTPLA
Foto do Portal S.O.S Notícias 
A luta pela preservação da cultura indígena e da memória histórica, bem como pela reconstrução da identidade indígena por parte do CHCTPLA, em especial pela descendente auto afirmada Lúcia Tavares já é conhecida pelos diversos órgãos e entidades indígenas e de organização e planejamento da igualdade racial em todo  Estado do Rio Grande do Norte, como é o caso da Coordenadoria de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COEPPIR).

A imprensa estadual também tem destacado a luta dos remanescentes, através de jornais escritos, portais virtuais e Televisão Aberta e a Cabo, respectivamente a TCM e a Inter TV Cabugi. Isto porque, a luta pela afirmação étnica dos povos indígenas é uma questão nacional, visto ser estes povos os primeiros habitantes do Brasil, os quais, por meio de estudos antropológicos desenvolvidos nos últimos anos, não foram dizimados como descreveu e narrou a história do Brasil, ancorada em concepções da colonização europeia. 

Pena, que tenha sido exatamente essa história distorcida e disseminada no meio social que tenha plantado na mente das pessoas de nossa cidade - às vezes até professores de história - de que a descendência indígena tenha que abandonar a sua luta, hoje denominada pelos estudiosos como "luta pela emergência étnica". 

Tenho presenciado muitas expressões preconceituosas contra nós do CHCTPLA, mas um dia, essas mesmas expressões serão engolidas, pois estão sendo ditas por pessoas que talvez estejam renegando as suas próprias identidades.  Não me reocupo em responder nenhuma delas, apenas assisto-as, um dia o tempo se encarregará de respondê-las, talvez até por ações e não somente por palavras. 


Por Mônica Freitas



3 comentários:

  1. JÁ ESTA DISPONÍVEL A CARTILHA DO BROBO A LÍNGUA TAPUYA TARARIÚ XUKURU, SOU OPKIREKA DO POVO XUKURU DO ORORUBA DA FAMÍLIA TARARIÚ, DA MESMA FAMÍLIA PAIAKU, DEIXEI UM LINK DA APOSTILA QUE EU MESMO FIZ PARA O RESGATE DA LINGUA TAPUYA.
    https://www.hotmart.com/checkout.html?order=R2656589R

    ResponderExcluir
  2. MAIS INFORMAÇÃO SÓ ENTRAR EM CONTATO: ridivanio.rps@hotmail.com
    BLOG:j http://jurunaxukuru.blogspot.com

    ResponderExcluir

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.