PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

quarta-feira, 11 de março de 2015

40 bovinos morrem em dois municípios do RN e a SESAP alerta para a suspeita de Raiva

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) faz um alerta à população e os criadores de gado após a morte de 40 bovinos com suspeita de raiva nos municípios de Riacho de Santana e José da Penha, na região Oeste do estado. Já está programada a coleta de amostras para comprovação da doença através do diagnóstico laboratorial. O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), responsável por esta medida, já foi acionado para executá-la.


Imafem do g1.globo.com/rn

Já esta semana, a equipe da VI Unidade Regional de Saúde Pública, que tem sede na cidade de Pau dos Ferros, reuniu-se com técnicos do Idiarn para traçar estratégias de prevenção à doença. O planejamento é para a promoção de ações de educação sanitária junto aos criadores. 

As recomendações  do Programa Estadual de Controle da Raiva da SESAP é para que os criadores que manipularam animais suspeitos de raiva procurem assistência médica para avaliação do risco de exposição ao vírus. De acordo com o resultado dessa avaliação, poderá ser necessária a profilaxia antirrábica. A raiva é uma doença grave e considerada 100% letal, por isso a prevenção é a única medida para a proteção da saúde humana. 

O último caso da doença no RN ocorreu no ano de 2010 e foi transmitido por um morcego, porém todos os anos são registrados casos de raiva nos animais no estado. Em 2014, foram diagnosticados 36 animais positivos para raiva no RN, sendo 17 bovinos, 15 morcegos, 2 equinos, 1 raposa e 1 cão. Esse número de bovinos positivos para raiva foi o maior dos últimos dez anos diagnosticado pelo Lacen/RN. 

Um do meios de proteger o gado é a vacinação. A vacina deve ser adquirida pelo próprio criador e comprovada seguindo o calendário da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Apesar dos municípios de Riacho de Santana e José da Penha não constarem na portaria do Idiarn é recomendado que a vacinação seja realizada, devido à ocorrência de casos suspeitos de raiva em animais.

As informações estão no Portal g1.globo.com/rn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.