PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

POR QUE O CASARÃO DE CHICO GUARDA TOMBOU AO CHÃO?



Foto postada no Facebook

A resposta a essa pergunta, que muitos apodienses se dispuseram a fazer no dia de hoje, 20 de fevereiro de 2015, ao presenciar nas redes sociais ou ao vivo as imagens da demolição da casa do Senhor Chico Guarda, situada à Rua João Pessoa, vizinha ao prédio do Palácio Francisco Pinto, vem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN.

Para impedir a demolição, reforma ou desfiguração d caráter de um prédio histórico, é preciso que mesmo seja tombado como patrimônio histórico, cultural ou ambiental do Município, do Estado ou da Nação.
O tombamento é um termo que etimologicamente se originou do verbo “tombar” que no Direito português tem o sentido de registrar, inventariar, arrolar e inscrever bens. Podem ser tombados, tanto móveis quanto imóveis que sejam de interesse para a preservação da memória coletiva.  Segundo o IPHAN:

“O tombamento é uma ação administrativa do Poder Executivo, que começa pelo pedido de abertura de processo, por iniciativa de qualquer cidadão (pessoa física ou jurídica), instituição publica ou privada. Este processo, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação dos órgãos responsáveis pela preservação. Caso seja aprovada a intenção de proteger um bem cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário” (IPHAN, 2015).

Depois de notificado, o bem já está protegido legalmente. Não poderá mais passar por nenhuma descaracterização. E após a decisão final, é inscrito em um dos livros do Tombo e o proprietário é comunicado formalmente, justamente para que cumpra cm esta decisão.
Eis aí o motivo pelo qual o Casarão de Chico Guarda pode TOMBAR ao chão e ninguém pode fazer nada, este não passou pelo processo de TOMBAMENTO. 

Informações sobre tombamento disponíveis em: http://portal.iphan.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.