PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS

PROIBIDO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS
Não publicamos comentários que não sejam identificados!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: As famosas selfies: quando a evolução tecnológica pode levar-nos à mira da justiça.



Imagem ilustrativa

Que os avanços tecnológicos trouxeram benefícios à vida do ser humano, facilitando muitas das atividades encurtando o tempo de execução de muitas delas, isso é visivelmente comprovado. Porém, também há de se olhar para o lado negativo, especialmente quando se trata do uso descuidado das tecnologias que estão à disposição do ser humano porque, além de serem em alguns casos provocadoras de lixo altamente poluidor do meio ambiente, o mau uso de alguns desses recursos pode gerar aborrecimentos e até processos na justiça. 

Citamos como exemplo o uso do aparelho celular que nos últimos tempos tem se tornado uma tecnologia cada vez mais dinâmica, com a possibilidade de usarmos para diversos fins; e a fotografia tem sido um dos recursos muito bem explorados por todos os fabricantes. Os famosos Smartphones e Iphones permitem, além do click fotográfico, o us de aplicativos que publicam instantaneamente as imagens, e ainda, permitem o famoso "selfie", que é o auto-retrato. 

Mas, o uso do selfie deve ser cuidadoso, especialmente quando estamos em lugares onde há muitas pessoas circulando. Isto porque, às vezes, mesmo sem nenhuma intenção podemos divulgar imagens de pessoas em situações ou circunstâncias que elas não gostariam de ser expostas. 

No período de carnaval, por exemplo, há diversas situações que são divulgadas em imagens fotográficas que podem causar insatisfação nas pessoas. E isto pode gerar até mesmo processos na Justiça por divulgação de imagem sem autorização da pessoa. E a justiça não perdoa, a possibilidade de ganho de causa é frequente para quem tem sua imagem divulgada indevidamente porque, a imagem de uma pessoa em situação constrangedora pode ser motivo suficiente para estereótipos, segregação e estigma. 

Os cuidados ao fazer um selfie, portanto, devem ser redobrados. Principalmente se você pretende divulgar essa imagem em redes sociais. 


Por Mônica Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente. Os comentários serão analisados e, conforme critérios atendidos, publicados.